Dine, A Origem do Meu Nome


Sabeis qual a origem do meu apelido Dine?
Quando era ainda adolescente também fiz a mesma pergunta a minha Mãe e ela respondeu-me que esse nome tinha origem numa terra que existia lá para Trás-os-Montes.
De facto, muitos anos mais tarde ao receber uns papeis com apontamentos sobre as origens da família encontrei neles referenciado por... meu falecido Tio que no séc. XVIII tinham vivido na povoação de DINE umas pessoas com o apelido Dine e as quais eram então conhecidas por: os senhores de DINE. Resolvi então partir á descoberta de meus antepassados e verifiquei de facto que existe a povoação de DINE e que se encontra a cerca de 14Km de Bragança, mas tão escondidinha no meio dos montes e tão ignorada que pouca gente sabe como para lá se vai e muitos desconhecem sua existência.
É incrível, pois como vim a descobrir mais tarde aquela povoação foi nos anos sessenta objecto de estudo e investigação arqueológica. Infelizmente muitos dos objectos aí encontrados ainda hoje não se encontram no museu local. Contudo fiquei feliz por constatar há cerca de 4 anos atrás que hoje o Parque Natural de Montesinho no qual a povoação se integra já cuida da preservação de seu património e a ela faz referência nos seus flyers turísticos.
Para mim ela é uma jóia de rara beleza aonde se pode encontrar a verdadeira paz e comunhão com a natureza. Sinto muita vaidade pois no meu apelido Dine! Gostaria de partilhar convosco algumas imagens dessas terras com um significado tão profundo para mim.
Espero que gostem!